[Info] Qual o melhor local para se iniciar uma startup?

Encontrei um artigo na Forbes intitulado Skip Silicon Valley: Whay Smart Startups Starts in Europe escrito por Avid Larizadeh, co-fundadora da Bottica, um site de comércio eletrônico de artigos de moda e achei que tinha muito a ver com nossa realidade aqui na América Latina (matéria original aqui)

Apesar de formada em Stanford e ter toda sua carreira no Vale do Silício, quando pensou em criar uma Startup que tivesse um range global, optou por fazê-la na Europa, mais precisamente em Londres e ela explicou seus motivos:

Uma Startup europeia já tem que nascer global, pois não consegue sobreviver apenas do mercado interno, fato que não acontece com uma Startup americana, pois o grande mercado consumidor americano faz com que primeiro a empresa seja americana (com foco em atender esse mercado) para só então se tornar global.

O mesmo fato pode ser observado na América Latina. Estudando os bancos regionais mais presentes no Chile notou-se que o Citibank tinha um grande share de mercado. Por que o Citibank possui um grande share no Chile e não no Brasil? Por que bancos brasileiros não conseguem se expandir com facilidade no Chile? A questão é que as empresas chilenas já nascem tendo que ser regionais e globais, pois seu mercado interno é muito pequeno, dessa forma, uma banco que possua uma plataforma global/internacional mais robusta tem maior facilidade para crescer. Já uma empresa brasileira só busca outros mercados quando está bem estabelecida e, mesmo assim, inicia com países vizinhos, dessa forma não necessitando de uma plataforma global tão rápido assim. Bancos nacionais não possuem plataformas globais desenvolvidas, dificultando crescimento de share no Chile.

O artigo também cita outras razões como a multicultura dos trabalhadores e o acesso a diversas comunidades tecnológicas…

Pensando dessa forma, será que é melhor criar uma Startup no Chile e não no Brasil? Acredito que a resposta seja a mesma… assim como Avid conclui que existem diversas empresas que precisam ser iniciadas no Vale do Silício por diversas razões, também existem milhões de motivos para se iniciar uma Startup no Brasil; mas, da mesma forma, dependendo de qual o intuito e qual a abrangência que necessitamos para nossa Startup, talvez seja a hora de ver outras alternativas com bons olhos…

O Chile e a Argentina possuem grandes incentivos para a criação de Startups… é melhor o Brasil ficar de olho para ele mesmo seja um celeiro e um polo atrativo para os empreendedores em vez do contrário!

 

Advertisements

Leave a comment

Filed under Business

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s