[Palestra] MBA IE – Empreendedorismo

Palestra do PhD Paris ex-banker e empreendedor e atualmente professor de MBA da IE.

Paris começou a contar sua história de como foi de nerd para um empreendedor capaz de vender “peixes invisíveis”; de uma pessoa que preferia a o certo ao incerto. Acredito que muitos de nós nascemos e crescemos como pessoas introvertidas e tímidas, assim era Paris em sua juventude e início de carreira. Assim como quase todo nerd formado em matemática e mestrado em engenharia, iniciou sua carreira em programação na Oracle.

Sua vida foi transformada quando foi convidado a sair de Boston e se mudar para NY para trabalhar em uma startup de um amigo como Sales. Questionado sobre a falta de experiência, o amigo ficou de ensiná-lo tudo o que precisaria saber.

Chegando em NY foi colocar em um curso intensivo de 6 meses, onde os 3 primeiros seria focado em vendas por telefone e os outros 3 focado em vendas face-to-face. Trabalhou como parte do treinamento em uma empresa que vendia enciclopédias por telefone e nos 3 meses seguintes em uma empresa de encontros através de vídeos previamente gravados (versão pré-histórica do atual Match.com).

Assim aprendeu a vender e, após trabalhar mais 6 meses com seu amigo, recebeu uma proposta do IB do UBS iniciando assim sua carreira financeira focado em M&A e assim permanecendo por 22 anos. Após esse prazo, resolveu ser empreendedor abrindo um total de 5 startups, até que decidiu ser professor.

Em seu PhD focou em pessoas que, assim como ele, não tinham muitos skills de relação interpessoal e, estudando esse assunto por 6 anos, chegou no quadro abaixo:

                     P1                P2                  P3                P4    (Vida Pessoa)
Certeza —————|—————|—————|————— Incerteza
                    W1                W2                 W3              W4   (Vida Profissional)

A ideia é que normalmente as pessoas “casam” o grau da vida profissional com a pessoal, ele mesmo se diz um ex-P1/W1. Um P1 representaria uma pessoa introvertida, já um P4 seria uma pessoa totalmente sociável, que adora viajar e conhecer pessoas novas. Um W1 é uma pessoa totalmente técnica e um W4 um vendedor nato.

Um empreendedor não pode ter aversão à incerteza, pois a vida de empreendedor não deixa muita certeza, mas é um mar de incertezas. Sendo assim, o ideal é, independente do seu grau em “P”, migrar para à direita quando estamos tratando de “W” e evitar sempre o grau “casado” entre sua vida pessoal e profissional, isso se dá porque esse “casamento” acaba se tornando uma desculpa para que você não busque melhorar e se desenvolver.

A palestra seguiu sobre como fazer uma apresentação para empreendedores e tals, mas gostaria apenas de ressaltar o ponto acima. Eu também fui uma pessoa muito introvertida (apesar de muitos hoje duvidarem), mas com o tempo me forcei a mudar. Atualmente não me considero um P4, talvez nem um P3… Acho que me classificaria como um P2,5… rssss… Prefiro evitar multidões e aglomerações, mas apesar disso me dou muito bem em alguma situações mais controladas.

Já em relação a Vida Profissional, acredito que esteja também no grau W2,5 mas me esforçando para chegar no W3 e assim seguir para o W4. Para isso Paris recomendou sempre buscar sair da sua Zona de Conforto e sempre buscar estar em uma situação nova e desafiadora. Se seu chefe faltou, vá e o substitua à altura! Conheça pessoas novas, fale com seu diretor, com o dono da sua empresa, com presidente de associações… saia para conhecer e testar as coisas e o mundo!

Esse é meu resumo da palestra… para mim foi bastante impactante e desafiador, espero que também seja pra vcs…

Advertisements

Leave a comment

Filed under Business, Education, Innovation

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s