[Info] Saia da Zona de Conforto

Em um post anterior sobre uma palestra de empreendedorismo da IE o professor falou que devemos sair da zona de conforto para crescermos como empreendedor.

Segue matéria que mostra como fazer isso escrito pelo consultor Sério Mena Barreto em seu recém-lançado livro TOP FIVE (EXAME):

QUATRO PASSOS PARA SAIR DA ZONA DE CONFORTO
 
“As pessoas estão sempre culpando suas circunstâncias pelo que elas são. Eu não acredito em circunstâncias. As pessoas que progridem nesse mundo são as que se levantam e procuram pelas circunstâncias que elas querem. E se não conseguem encontrá-las, as criam”. George Bernard Shaw, dramaturgo, romancista e jornalista irlandês, que viveu entre 1856 e 1950.
 
 A citação está em uma das primeiras páginas do livro Top Five – Cinco atitudes que podem mudar sua vida a alavancar sua carreira, de Sérgio Mena Barreto, ex-diretor de operações da rede varejista Pague Menos e atual diretor da consultoria de RH Mena Barreto & Associados. Ele também é autor de Zona de Coragem, de 2008.
 
No livro recém-lançado, como o título sugere, Barreto define cinco atitudes que, segundo ele, podem melhorar seu desempenho e satisfação com a carreira – e a vida, de modo geral. São elas: 1) assuma o controle; 2) gerencie a energia; 3) conecte-se com maestria; 4) faça acontecer; 5) reinvente-se sempre.
 
O plano de ação traçado pelo autor é composto por uma série de mudanças de pensamento e comportamento. Aqui, vamos começar pelo fim, destrinchando a última atitude da lista (reinvente-se sempre), que reúne os perturbadores conselhos para sair do piloto automático, fazer perguntas e experimentar situações novas.
 
1. Pense em três dimensões.
 
Segundo o autor, as ações de desenvolvimento profissional e crescimento pessoal devem estar sempre ancoradas em pelo menos três grandes dimensões maiores, que representam seu propósito de vida.
 
a) Suas aspirações: seus sonhos e desejos de realizações em curto, médio e longo prazo, inclusive metas financeiras e de patrimônio.
 
b) Sua ecologia: a composição de seus diversos papéis pessoais e profissionais e o equilíbrio que deve existir entre eles.
 
c) Seu bem-estar pessoal: a sensação de equilíbrio energético e de autorrealização.
Assim, qualquer iniciativa, como um novo curso, aprendizagem de metodologia ou mesmo guinadas profissionais, devem ser submetidas ao seu crivo pessoal. Pergunte-se sempre: isso que pretendo fazer está alinhado às minhas aspirações maiores? Respeita meu equilíbrio nos diversos papéis que exerço? Amplia minha sensação de bem-estar, proporcionando autorrealização e renovando energia?
Se sim, Barreto sugere que siga em frente. Se não, reveja suas decisões.
 
2. Crie sua equação desafiadora.
 
Tenha um objetivo claro e crie um plano de ação. Este objetivo deve ser ambicioso, um “sonho” tão poderoso que o inspire a realizar as ações cotidianas toda vez que lembrá-lo. Escreva-o em um papel e leia todos os dias para relacionar suas decisões triviais ao propósito maior. Se for algo muito complexo, que envolva várias etapas ou áreas diferentes, crie subtópicos para orientá-lo em direção a ele.
 
3. Mantenha uma agenda de desconforto.
Para fugir da sua zona de conforto – isto é, das repetições de padrões que não desenvolvem novas capacidades, apenas mantém sua vida sem surpresas –, coloque-se em situações desafiadoras diariamente.
 
Pode ser em momentos corriqueiros. Por exemplo, fazendo perguntas que expõem sua ignorância ao seu chefe, mas lhe garantem a oportunidade de esclarecer dúvidas. Ou ainda aceitar um desafio novo no trabalho. Do ponto de vista pessoal, pode ser pedir para um amigo lhe dizer quais são suas atitudes que mais o incomodam.
 
Convites para o desafio não faltam ao longo de um dia, de uma semana, de um mês. É só estar atento para não desviar, como é costume quando algo nos incomoda.
 
Barreto define a “zona de coragem” como desconfortável e instável. Segundo ele, ajuda a manter seu cérebro em boa forma, gerando novas sinapses e ampliando as capacidades.
 
4. Feche para balanço.
 
Pelo menos uma vez por ano, faça um balanço de sua própria vida. Leve em conta critérios objetivos de medida para saber se está se tornando quem gostaria de ser. Como se avaliasse um processo corporativo, responda a si mesmo com honestidade como andam seus resultados nos seguintes setores:
 
– Financeiro: aumentou seu patrimônio? Está ganhando mais dinheiro? Está fechando mais negócios?
– Desempenho: realizou mais? Entregou melhores resultados? Superou expectativas?
– Aprendizado: aprendeu coisas novas? Expandiu pontos fortes? Está sendo melhor avaliado sob o ponto de vista qualitativo.
 
De acordo com as respostas, crie novas metas para o ano seguinte, sempre conectadas ao objetivo principal.
Advertisements

1 Comment

Filed under Entertainment, Innovation

One response to “[Info] Saia da Zona de Conforto

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s