[Info] O que o Coreia do Sul pode ensinar ao mundo sobre aproveitar a vida ao máximo

The Huffington Post  |  De  
Publicado: 28/02/2014 13:58 BRT

coreia do sul ensina
 
A cultura que concebeu o K-pop, o kimchi e o Taekwondo tem muito o que ensinar ao mundo sobre saúde e bem-estar. Na verdade, a Coreia do Sul tem o melhor sistema de saúde, entretenimento e sabedoria medicinal tradicional do mundo. Honrando o lançamento do HuffPost Korea, aqui estão sete coisas que a próxima cidade anfitriã das Olimpíadas de Inverno pode ensinar ao resto do mundo sobre viver bem.

Uma palavra: kimchi

kimchi

Kimchi – couve fermentada com alho, vinagre e pimentas – é um básico da cozinha coreana. Classificado como um dos alimentos mais saudáveis do mundo pela Health.com, o kimchi é um condimento servido com a maioria das refeições na Coréia (e, eles relatam, é tão abundante que os nativos até dizem “kimchi” ao invés de “xis” quando tiram fotos!). É cheio de vitaminas A, B, e C, mas talvez mais importante, kimchi é carregado de probióticos que podem ajudar na digestão saudável. E no mais, o lactobacilo, um probiótico encontrado no kimchi, é acreditado ser possivelmente um agente contra o câncer.

Eles levam o vício em internet a sério

technology addiction

A Coreia do Sul é um dos países mais conectados do mundo – 98 por cento das residências tem acesso de internet banda larga e quase dois terços de seus cidadãos utilizam o smartphone. Alem do mais, a CNN relata, a Coreia tem a internet mais rápida do mundo.

O vício em internet vem ganhando reconhecimento crescente globalmente, mas o assunto está sendo confrontado de cara na Coreia do Sul. O governo sul-coreano fornece aconselhamento e tratamento psicológico para 2 milhões de pessoas que estão lutando com comportamentos dependente ao redor da jogabilidade online, de acordo com a Associated Press.

Talvez como resultado de tais programas, o número de adolescentes sul-coreanos que demonstram ter sintomas de vício em internet tem caindo, o New York Times relatou. E enquanto o problema continue crescendo entre adultos, as opções de tratamento, pelo menos, estão lá.

Eles tornam o entretenimento em prioridade

korean theatre

A arte e cultura popular sul-coreana foram exportadas pelo mundo, e por uma boa razão. Os sul-coreanos colocam um valor alto nas artes e no entretenimento, e resultou em uma cultura com cenas fortes de cinema, teatro, música de artes visuais. Seoul sozinha tem um mercado teatral de U$300 milhões e a musica pop é um na Coréia.

“O K-pop é conhecido pelo seu jeito engraçadinho, coreografia de ritmo rápido, e piscadas, sorrisos e reações duplas, assim como letras que se inclinam a diversão leve e a frustração da separação,” escreve Patrick Healy do The New York Times. “A música tem se tornado uma das exportações mais lucrativas da Coréia, empurrando a tal onda de cultura coreana pela Ásia enquanto explodia em um fenômeno de YouTube nos Estados Unidos e pelo resto do mundo, graças em alta parte pelo vídeo viral “Gangnam Style”, pelo cantor Psy.”

É um fenômeno que pode até ter benefícios de saúde e bem-estar. Um numero de estudos tem demonstrado o poder de aumentar o ânimo da musica, incluindo um estudo de 2013 feito pela Universidade de Missouri, que demonstrou que escutando musica feliz (e tentando se sentir feliz durante ela) pode elevar o humor.

Eles praticam Taekwondo

taekwondo

A arte marcial coreana tradicional de Taekwondo combina auto-defesa e combate. Mas o Taekwondo é mais que uma atividade física: é também uma filosofia de usar a força do corpo e o poder da mente para criar um lugar maior no mundo.

De acordo com a Federação Mundial de Taekwondo, o esporte é uma “disciplina que demonstra maneiras de reforçar o nosso espírito através de treinar o nosso corpo e mente.” Explica a FMT:

Taekwondo pode ser caracterizado pela união: a união do corpo, da mente e da vida, e a união da pose [“poomsae”], do confronto, e da repressão. Quando você faz Taekwondo, você deve manter sua mente em paz e sincronizar sua mente com seus movimentos, trazendo esta harmonia para a sua vida e a sociedade… Taekwondo é um estilo de vida, bem parecido com ter um trabalho, manter uma família, lutar por uma causa, ou qualquer uma das numerosas razões de sermos.

Eles confiam em um elixir de saúde poderoso (e completamente natural)

ginseng potencia sexual

Durante séculos, a medicina tradicional chinesa tem usado panax gingseng como remédio para o estresse, e como uma maneira de fortificar o sistema imune e melhorar o bem-estar. Agora, a erva, geralmente mais plantada na Coreia, é usada por proponentes para suavizar um número de doenças.

Estudos preliminares sugerem que o gingseng coreano pode aumentar a resistência física e melhorar funções mentais, de acordo com o Centro Médico de Langone da Universidade de Nova York, apesar de mais pesquisas serem necessárias.

Eles desfrutam do ar livre

camping

Acampar está se tornando uma tendência popular que vem aumentando na Coreia do Sul – e vários campistas buscam refugio da agitação urbana sem ter que deixar a cidade uma só vez. A rede internacional de notícias baseada em Seoul Arirang News informou que habitantes estressados de cidades agora estão se reunindo em locais para camping dentro da cidade de Seoul para desfrutarem de um tempo relaxante com a natureza – o numero de campistas dobrou desde 2010 para 1.3 milhões ano passado.

“Nós vivemos em um mundo duro e competitivo,” disse um residente de Seoul para Arirang News. “Saindo para cá na natureza, eu sinto uma sensação de cura, e por isso permaneço voltando.”

Com um recente aumento de campanha, alguns centros de acampamento vem se tornando high-tech, adicionado quiosques de eletricidade em centros individuais.

Eles estão felizes com seu sistema de saúde.

hospital south korea

Dos 15 países que foram observados em uma pesquisa da Ipsos feita em 2013, os sul-coreanos foram os mais satisfeitos com o seu sistema de saúde. Na verdade, eles obtiveram as melhores pontuações por todas as categorias da pesquisa.

A Coreia do Sul tem tido um plano de saúde universal desde 1989.

“Seguro de saúde nacional da Coreia tem sido bem-sucedido em mobilizar recursos para o plano de saúde, ampliando rapidamente a cobertura da população, efetivamente juntando recursos públicos e privados para comprar seguro de saúde para toda a população, e contendo despesas de planos de saúde,” escreveu Sooman Kwon, professor de saúde pública da Universidade Nacional de Seoul, em Políticas da Saúde e Planejamento para os Jornais da Oxford.

Eles participam de atividades meditativas.

korean buddhism

O budismo é uma das religiões mais comuns na Coreia do Sul, e os princípios do budismo coreano exercem uma influencia forte sobre atitudes e crenças culturais. O budismo coreano geralmente segue a ascendência Seon (traduzido como “meditação”), um caminho com uma relação bem próxima ao zen-budismo japonês. Como o zen-budismo, o budismo coreano coloca um foco forte na importância da meditação.

E a meditação tem sido relacionada com um número de benefícios mentais e de saúde, incluindo estresse reduzido, proteção contra doenças cardíacas e um bem-estar emocional aumentado.

Advertisements

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s